23.3.15

Sketch #8 - "O funeral"

1. EXT/DIA. CEMITÉRIO 

Uma família composta pela mãe, duas filhas e um filho estão no funeral do pai. A mãe está na casa dos 40 e os filhos são todos adolescentes. Além deles, está um padre e um grupo a assistir ao funeral. Com a excepção do padre, estão todos vestidos de preto. A família está destacada do grupo, estando ao lado do caixão, em fila, enquanto que o padre está no púlpito. A mãe e as filhas estão a chorar e o filho está de cabeça para baixo, com lágrimas nos olhos. 


PADRE 
Meus irmãos, estamos aqui reunidos para celebrar a vida de Sérgio Magalhães, que nos deixou cedo de mais. 

A mãe, a chorar, abraça a filha que está ao lado, procurando reconforta-la. 


PADRE 
Sérgio Magalhães era um devoto marido, pai e amigo. A sua bondade não tinha fim. A sua procura pela felicidade, daqueles que o rodeavam, não tinha fim. A sua passagem pela Terra nunca será esquecida. Deus fará com que isso não aconteça. 

2. EXT/DIA. ESTÁDIO DE FUTEBOL 

Um ecrã gigante projecta uma das filhas, a chorar, que está no funeral. Ao se aperceber que está no ecrã gigante, a filha explode de felicidade e começa a sorrir para a câmera e a acenar. Acaba a fazer o gesto do coração com as mãos. 

3. EXT/DIA. CEMITÉRIO 

Os presentes continuam a ouvir o discurso do padre a chorar, como se não tivesse acontecido nada. 


PADRE 
A morte para um cristão não significa a morte. Significa passar-se de uma vida a outra vida. Como Jesus disse em Jo, capítulo 11, versículo 25-26: “Quem acredita em Mim – diz o Senhor-, embora venha a morrer, viverá; e todo aquele que vive e acredita em Mim, não morrerá jamais”. 

4. EXT/DIA. ESTÁDIO DE FUTEBOL 

O ecrã gigante projecta a mãe e a outra filha, que estavam abraçadas, a chorar. A filha ao se aperceber aponta para o ecrã, com um ar surpreso e vira-se para a mãe a indicar que estavam a aparecer no ecrã gigante. A mãe exalta e começa aos saltos agarrada à filha. 

5. EXT/DIA. CEMITÉRIO 

O discurso do padre continua. 


PADRE 
É altura, meus irmãos, de dar a palavra ao filho, que tem as suas últimas palavras para proferir ao seu pai. 

O filho, visivelmente emocionado e cabisbaixo, dirige-se ao púlpito com um papel na mão. Ao chegar, levanta a cabeça e olha em redor dos presentes, com o padre ao seu lado. 

6. EXT/DIA. ESTÁDIO DE FUTEBOL 

O ecrã gigante projecta o filho. Ao se aperceber começa a tirar o telemóvel do bolso e a ligar a alguém. Depois olha para o lado e puxa o padre para o ecrã. O padre abre a boca de surpresa e começa a bater palmas e acaba a levantar os polegares para a camêra.

Sem comentários:

Enviar um comentário