4.7.14

Delírios Declarativos #7

Acho que é altura de debater o grande assunto desportivo: "quem é melhor, Messi ou Ronaldo?" Aliás: não vou debater quem é melhor, mas antes debater quem debate quem é melhor. Minto: vou antes debater, quem debate quem é melhor, usando um tipo de argumento muito específico. Ok pronto, para resumir, vou tecer um comentário a pessoas que usam este argumento: "Eu acho que o Ronaldo é melhor que o Messi porque é português, como nós, e temos de apoiar o que é nosso." Confesso que é um tipo de argumentação que não leva a lado nenhum. É um raciocínio patriótico que não tem lógica, mas que acaba por ter lógica, porque ser patriótico não tem lógica e, ao dizeres um comentário patriótico, tem lógica não dizeres algo com lógica. Essas pessoas, no fundo, o que estão a tentar dizer, é que preferem o Ronaldo ao Messi, porque tanto a sua mãe e a mãe do Ronaldo pariram no mesmo território nacional. É uma escolha, a nível desportivo, que não tem nada a ver com desporto. É que estão a preferir alguém pela nacionalidade, como se isso fosse responsável por um hat-trick numa final da Champions. Eu conheço uma pessoa que também preferia alguém pela nacionalidade, mas infelizmente, acabou por causar uma guerra entre 1939 e 1945. Há inúmeros argumentos válidos que podiam ser usados para esta ocasião, além desse, que parece que foi retirado num excerto de um partido nacionalista. Deixo com três que fazem parecer uma pessoa equilibrada.

Argumento válido número 1: Eu acho o Ronaldo melhor que o Messi porque admiro mais o seu estilo de jogo mais completo. 
Argumento válido número 2: Eu acho o Ronaldo melhor que o Messi porque fez história, tanto no Real Madrid, como no Manchester United. 
Argumento válido número 3: Eu acho o Ronaldo melhor que o Messi porque, apesar de ser um extremo, marca tantos golos como o Messi, que joga a avançado. 

Não parece ser muito difícil. É que o argumento patriótico tem outra agravante: faz perder credibilidade. Se proferes esse argumento, deixas de ter credibilidade com os teus amigos. Eles vão deixar de pedir a tua opinião. Sabes aquele amigo que está a pensar comprar um carro, mas está indeciso entre dois modelos? Esquece, ele não quer saber o que tu achas. Mesmo que quisesse a conversa não passava disto. 

- “Sabes, estou indeciso entre o Renault, de dois lugares, e o Citroen. Qual é que achas que é melhor?” 
- “Eu acho que o Citroen é melhor que o Renault porque há uma fábrica, em Famalicão, que produz os calços dos travões e temos de apoiar o que é nosso.”

Sem comentários:

Enviar um comentário