14.12.17

Naco #21

Eu acho que a escultura em areia é a expressão artística mais corajosa de todas. É feita por pessoas que exprimem a sua arte no mesmo local em que se encontra o mar, a coisa mais provável de destruir o seu trabalho. É preciso coragem para fazer isso. Tenho muitas dúvidas que o Rodin fizesse as suas esculturas numa obra de construção civil, com uma bola de demolição de um lado para o outro. Ou o Picasso pintasse os seus quadros numa sala de aula de um infantário. Se o Saramago soubesse de um incêndio ao pé de casa, pegaria na caneta e na folha? Não me parece. Os escultores em areia têm a minha admiração. Ainda para mais quando conseguiram convencer toda a gente que aquilo é mesmo escultura. Se fosse mesmo escultura em areia, cada grãozinho teria de estar cuidadosamente esculpido. Aquilo, quanto muito, é uma espécie de colagem em areia, aguada, a que chamaram escultura. Mais uma vez: é preciso coragem para fazer isso.

Sem comentários:

Enviar um comentário