15.12.15

Naco #13

Hoje, emprestei dinheiro a um amigo meu, que disse que me pagava, sem falta, amanhã. Eu nem quis acreditar na sorte que tive! Nem é por ele ser cumpridor e pagar o que deve rapidamente. É mais por estar num planeta onde um dia dura 24 horas. Dizer que se paga no dia seguinte, noutro planeta do Sistema Solar, pode ser arriscado. Por exemplo, contrair uma dívida em Vénus seria impensável, quando o movimento de rotação é de 243 dias.

- Pago-te amanhã. Podes estar descansado.
- Meu, isso é daqui a 243 dias terrestres.
- Pronto, então combinamos o seguinte: pago-te logo à noite, quando formos tomar um copo.
- Não dá, pá. Agora só é noite daqui a 123 dias.

A Terra é, sem dúvida, um bom sítio para se ficar a dever. Nem é muito tempo, nem é pouco tempo. Mas há planetas em que um dia passa muito depressa. Por exemplo, em Júpiter um dia dura 10 horas. É muita pressão ficar a dever alguma coisa.

- Obrigado por me teres emprestado. Amanhã trago-te o dinheiro, ok?
- Isso quer dizer que é daqui a bocado?
- Sim, sim.
- Já me podes dar, então?
- Sim, toma lá. Obrigado, mais uma vez.

Sem comentários:

Enviar um comentário